quinta, 19 de novembro de 2020 - 19:53h - 669
Poliomielite: Amapá é o único estado a atingir meta de vacinação no país
O Amapá atingiu a meta de vacinação de crianças de até quatro anos de idade em poliomielite, com uma taxa de 95,2% de cobertura alcançada.
Por: Marco Antônio P. Costa
Foto: Maksuel Martins
Crianças preenchendo o seu cartão de vacina em Santana no Dia D da campanha.

No total, entre os dezesseis municípios amapaenses, foram aplicadas 55.782 doses da vacina. Nem todos os municípios atingiram sua meta, em compensação, vários outros como Serra do Navio e Calçoene, atingiram a sua totalidade.

A poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral, sem cura, onde a principal medida de combate é a prevenção através da vacina. Poucas décadas atrás, antes de o Brasil ter a vacinação para a sua população, especialmente as crianças, a infecção atingiu sua fase aguda e atingiu milhares de crianças brasileiras.

O resultado alcançado pelo Amapá é importante, pois em tempos de questionamentos acerca da eficácia das vacinas, o Amapá, conseguiu atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

“Este e o resultado de um trabalho, de um esforço somado da imunização estadual, da SVS, com os municípios, as prefeituras. Juntos conseguimos atingir a cobertura. É isso que buscamos fazer para todas as vacinas”, declarou Andréa Marvão, coordenadora da unidade de imunobiológicos estadual.

A vacina pode ser encontrada nos postos de saúde de todos os 16 municípios do Amapá.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá