Logo Amapá
sexta, 24 de março de 2023 - 13:00h - 1980
Professora de escola estadual concorre ao prêmio 'Educador Transformador 2023' com projeto para alunos autistas
Joaciany Nascimento disputa na categoria 'ensino médio'; os 7 primeiros colocados recebem bolsa integral em curso de educação empreendedora.
Por: Bárbara Ribeiro
Foto: Vandy Ribeiro/Ascom Seed
Trabalho teve como um dos objetivos trabalhar a educação inclusiva com alunos com TEA

O olhar carinhoso de uma professora para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode render além do ensino de qualidade, o prêmio "Educador Transformador 2023", do Ministério da Educação. Joaciany Nascimento trabalha na Escola Estadual de Tempo Integral Raimunda Virgolino, no bairro Pedrinhas, na Zona Sul de Macapá, e está concorrendo com o projeto "Iconografia Maracá-Cunani: kit TEA de Quebra-cabeças dos povos pré-colombianos do Amapá".

O joguinho trabalha a cultura Maracá-Cunani dos povos originários que habitavam o Amapá antes da chegada de Cristóvão Colombo às américas. A falta de materiais didáticos inclusivos para estudantes autistas motivou a elaboração do quebra-cabeças.

"A escassez de materiais didáticos adaptados para alunos com TEA infelizmente é uma realidade, eu precisava encontrar uma maneira de incluir e ensinar meus alunos e assim surgiu o nosso projeto", comentou.
As pesquisas da educadora mostraram que o uso de materiais didáticos com metodologias ativas, inclusão de atividades manuais, muitas imagens aliados ao princípio da repetição, seriam positivos para alunos com TEA.

A estudante do 3º ano do ensino médio, Julia Souza, participou ativamente de todas as etapas do projeto, e conta que foi um jeito inovador de aprender a disciplina.

"A professora encontrou uma maneira diferente de nos envolver nos assuntos da sala de aula. Nos divertimos enquanto estávamos aprendendo, além de nos fazer pensar de forma empreendedora também", disse Júlia.

Percebendo o sucesso e o interesse que os jogos provocaram nos adolescentes, a professora decidiu comercializar o produto em uma plataforma com o valor de R$ 30. O lucro pode ajudar na produção e pesquisa de outros materiais didáticos. Educador Transformador
O Prêmio Educador Transformador é uma iniciativa em conjunto da Bett Brasil, com o Instituto Significare e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para reconhecer e valorizar a atuação de professores de escolas públicas e privadas, que implementaram projetos educacionais com foco no empreendedorismo.

A premiação acontecerá entre os dias 9 e 12 de maio de 2023, em São Paulo. Todos os 70 finalistas receberão um pacote completo de participação no Congresso Bett Educar 2023, incluindo ingresso, passagem aérea, hospedagem, alimentação e traslado para quatro dias, além de certificado e troféu e todos os inscritos receberão o selo de reconhecimento.

Se ficar entre os sete primeiros, a professora ganha bolsa integral no curso de MBA em educação empreendedora, e mais cinco bolsas integrais vão para a escola que ela representa. O resultado final deve ser divulgado na segunda quinzena de abril.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá