quinta, 23 de junho de 2022 - 08:36h - 572
Educação Fiscal: Amapá premia alunos vencedores do I Concurso de Poesias em Acróstico
Certame teve tema voltado para a Relação Estado-Cidadão. A cerimônia de premiação aconteceu no auditório do Sebra Macapá.
Por: Sávio Almeida
Foto: Ianca Moreira
O Programa de Educação Fiscal é um convite à cidadania.

O Governo do Amapá, juntamente com a Receita Federal e o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais, premiou os alunos vencedores do I Concurso de Poesia em Acróstico. A cerimônia de premiação aconteceu no auditório do Sebrae Macapá, nesta quarta-feira, 22.

Ao todo, 18 escolas estaduais participaram com a entrega de poemas para a coordenação do Programa de Educação Fiscal. O certame teve como público-alvo alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da rede pública estadual de ensino, do município de Macapá.

Com o tema voltado para a “Relação Estado-Cidadão”, o concurso objetiva contribuir com o processo de cidadania fiscal, na relação do Estado, como promotor do bem público, com o cidadão.

A estudante Helen Oliveira do Carmo, do 9º ano da Escola Estadual Josefa Jucileide Amoras Colares, é autora da poesia vencedora do concurso, conquistando a 1ª colocação. Ela comentou que não imaginava ficar nem mesmo entre os finalistas e conta ter ficado surpresa com a conquista, pois, a princípio, participou da oficina na escola com a intenção de adquirir mais conhecimentos sobre o tema.

 “Eu me coloquei no lugar do jovem amapaense marginalizado, que sabe do seu lugar na sociedade e gostaria de participar falando de educação fiscal e dizendo que as pessoas podem participar desse processo, independentemente, da classe social e etnia”, explicou Helen.

Os vencedores (1º, 2º, e 3º colocados), receberam certificado de participação do concurso e foram premiados com aparelhos celulares, sendo destinado um dispositivo para o aluno, um para o professor orientador e um para a escola. Todas as demais escolas também ganharam certificado de participação.

Gercilene Vale, professora orientadora, comemorou a conquista destacando a importância do projeto desenvolvido na escola para a formação cidadã dos alunos. Ela conta ver no momento uma oportunidade para debater, discutir, aprender e ampliar os rumos para uma sociedade mais democrática.

“É importante e necessário esse tipo de abordagem porque o nosso aluno ainda precisa muito conhecer sobre ética e cidadania, precisa se engajar e conhecer os programas sociais. E, dentro do contexto escolar, esse tema contribuí para que os nossos alunos se tornem realmente cidadãos éticos e participativos na sociedade”, enfatizou Vale.

O Programa de Educação Fiscal é um convite à cidadania. A coordenadora, Simei Natércia, explicou que no Estado desde 2016 são realizados os concursos de redação para as escolas públicas estaduais, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, sendo que a edição deste ano teve como proposta a criação de poesias em acróstico.

“Esse é um programa que envolve a sociedade, envolve a questão tributária e educação. É importante que as pessoas saibam que o programa existe para que se dê maior visibilidade e publicidade à educação fiscal”, destacou Simei.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá