quinta, 23 de junho de 2022 - 10:00h - 616
Governo e União renovam cessão de uso da Fortaleza de São José
Renovação é uma condicionante para que o BNDES libere aportes para conservação e requalificação do monumento histórico e do seu entorno.
Por: Nathacha Dantas
Foto: Márcio Pinheiro
Assinatura do contrato de renovação de cessão de uso gratuito da Fortaleza de São José de Macapá, aconteceu no Palácio do Setentrião nesta quarta,22.

Nesta quarta-feira, 22, o Governo do Estado e a Superintendência do Patrimônio da União no Amapá (SPU) renovaram o contrato de cessão de uso gratuito da Fortaleza de São José, com validade de 10 anos, prorrogável por mais 10.

A formalização é uma condicionante do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para acesso a recursos do Fundo Cultural do BNDES.

Somado à contrapartida do Tesouro Estadual, os valores totalizam R$30 milhões e vão permitir a revitalização do monumento histórico e do seu entorno, estimulando o turismo, a economia e a cultura na região.

O investimento também fortalece a candidatura da Fortaleza ao título de Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

LEIA MAIS: Fortaleza de São José receberá R$ 30 milhões em investimentos e é candidata a Patrimônio da Humanidade

Durante a assinatura do contrato, o governador, Waldez Góes destacou os investimentos do Estado na Fortaleza e seu entorno. Entre eles, estão a entrega do Complexo Beira-Rio, que engloba reforma da Casa do Artesão, revitalização da Praça Sabores do Amapá e urbanização do Canal da Mendonça Júnior.

Ele destacou, ainda, o novo sistema de iluminação da Fortaleza, previsto para começar a funcionar no segundo semestre deste ano, por meio de cooperação com a empresa Equatorial Energia, sob diretrizes de sustentabilidade e economia.

“Todo esse trabalho é muito importante para nossa gente, nossa cultura, nossa história, para o nosso povo e, especialmente, para os empreendedores que trabalham no entorno da Fortaleza. Está sendo construído um grande legado que será usufruído pelas próximas gerações”, destacou Góes.

SAIBA MAIS: Governo do Amapá entrega o Complexo Turístico da Beira Rio totalmente revitalizado

Governo do Estado e CEA Equatorial firmam termo de cooperação para iluminação da Fortaleza de São José

Os recursos do BNDES foram arrecadados através de doações, e serão disponibilizados ao Estado por meio de articulação da bancada federal, com liderança do senador Davi Alcolumbre. É o maior projeto de financiamento cultural da região Norte feita pelo banco.

Nova Economia

Os investimentos na Fortaleza e seu entorno estão alinhados à Nova Economia do Amapá, uma matriz desenvolvida pelo Estado para o fortalecimento socioeconômico, por meio de empreendimentos e iniciativas sustentáveis, ecologicamente corretas e socialmente justa. As atividades de turismo histórico e empreendedorismo cultural são destaque pela sua capacidade de geração de riqueza e valor social com baixa geração de poluentes.

Fortaleza de São José de Macapá

Reconhecida como uma das "Sete Maravilhas do Brasil", concurso promovido pela Revista Caras e Banco HSBC em 2008, a Fortaleza de São José é um dos 19 monumentos históricos de defesa do sistema colonial e imperial implantado no território brasileiro, que garantiram a definição das fronteiras marítimas e fluviais do Brasil, integrantes do “Conjunto de Fortificações Brasileiras”.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá