terça, 22 de novembro de 2022 - 19:58h - 1445
Com aumento de casos de covid-19, Governo do Amapá volta a recomendar uso de máscaras em ambientes fechados
Nas últimas duas semanas, o estado registrou crescimento de 1.263% na média de novos casos diários.
Por: Andreza Teixeira
Foto: Arquivo Secom
O uso da máscara ajuda a conter o novo coronavírus.

Com o aumento de casos de covid-19 no Amapá, o Governo volta a recomendar a utilização de máscaras de proteção facial nas repartições públicas, transportes coletivos e demais locais públicos e privados que possam gerar aglomeração de pessoas.

A recomendação está no decreto nº 4975, publicado nesta terça-feira, 22, e tem base no último parecer técnico do Centro de Informações e Emergência em Saúde Pública do Amapá (Cievs).

O documento aponta que, de 1º a 17 de novembro, a média de novos casos diários da doença saltou de 11,43 para 155,86 - um crescimento de 1.263%. No mesmo período, também houve aumento de 1.100% no número de pessoas hospitalizadas.

De acordo com o Cievs, 80% dos 35 pacientes hospitalizados por covid-19 de 1º a 17 de novembro não tomaram nenhuma dose da vacina e 20% tomaram a 2º ou a 3ª doses do imunizante. Apenas um paciente tomou a quarta dose.

O documento também alerta que 74% dos pacientes são crianças (71% de até 4 anos e 3% de 5 a 11) , enquanto 17% dos pacientes são idosos a partir de 60 anos. De acordo com a secretária adjunta de Enfrentamento à Covid, Maracy Andrade, este cenário reforça a necessidade de manter o esquema vacinal atualizado como medida de proteção contra a covid-19.

"Houve aumento de internações de crianças e também de atendimento do público infantil nas UBS'S. O que pode explicar esses números é a baixa cobertura vacinal nesta faixa etária de 3 a 11 anos, que é de apenas 44,91% para a primeira dose e 26,14% para a segunda. O Governo do Estado tem tomado medidas juntos aos municípios para fortalecer a vacinação neste grupo", detalhou Andrade. 

A gestora acrescentou que é necessário que os pais atualizem o calendário vacinal das crianças e mantenham os cuidados com os pequenos, como o incentivo do uso de máscara e das medidas de higienização.

Leia o Decreto aqui

Veja o Parecer Técnico aqui

Por outro lado, o Parecer informa que houve estabilidade de óbitos por covid-19 no Amapá, sem registros de ocorrência nos meses de setembro e outubro e uma morte registrada no mês de novembro.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá