Logo Amapá
quinta, 23 de fevereiro de 2023 - 16:00h - 3858
Febre aftosa: Amapá vacina mais de 95% do rebanho e supera meta do Ministério da Agricultura e Pecuária
Estado busca obter o certificado “livre de aftosa sem vacinação”, que amplia as oportunidades de exportar a produção, fortalecendo a economia local.
Por: Weverton Façanha
Foto: Reprodução Diagro
A estratégia alcançou 327.264 animais em 1.282 propriedades

Com a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2022, o Amapá imunizou 95,12% do rebanho de búfalos e bovinos, superando, pelo 6º ano consecutivo, a meta do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAP), que era de 90%.

A estratégia alcançou 327.264 animais em 1.282 propriedades, de acordo com o balanço divulgado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira, 23. A ação é executada pelos produtores e auxiliada pela Agência de Inspeção e Defesa Agropecuária do Amapá (Diagro).

Quatro municípios atingiram 100% do seu rebanho: Calçoene, Itaubal, Serra do Navio e Cutias do Araguari.

O Amapá possui o segundo maior rebanho de bubalinos do país, o que representa uma oportunidade de fortalecer a economia local por meio da exportação de carne. É justamente com o avanço da imunização que o estado busca o certificado “livre de aftosa sem vacinação”, um status que possibilita a venda do insumo para outros países.

Atualmente, o estado possui o certificado “livre de aftosa com vacinação”.

Mais vacinas

Mesmo com os números positivos, o Amapá adquiriu novas doses de vacinas para atender produtores com até 50 animais e que ainda não declararam a vacinação. Técnicos da Diagro vão até as pequenas propriedades acompanhar a imunização.

“Esta atividade voltada aos pequenos produtores tem como objetivo mitigar os riscos de introdução da doença no rebanho amapaense. É através da vacinação contra a aftosa e, em paralelo com o fortalecimento do sistema de vigilância pelos serviços da Diagro, que poderemos enfim buscar o avanço para o status “livre sem vacinação”, e alcançar, assim, novos mercados”, informou Cavalcante.

No ano de 2021 o Amapá obteve uma taxa de vacinação contra a aftosa de 95,3% do rebanho.

Aftosa

É uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida de úlceras na boca e nos pés principalmente de bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A contaminação ocorre pelo contato entre animais, objetos e veículos contaminados.

Raramente é fatal, sendo maiores os prejuízos comerciais à pecuária, em razão das restrições à circulação da produção. O último registro de febre aftosa no Brasil foi em 2016, sendo todo o território nacional reconhecido internacionalmente, a partir de 2018, como livre da doença.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá