Logo Amapá
quinta, 23 de março de 2023 - 18:04h - 1561
Secretaria de Educação reorganiza oferta de ensino nas escolas da comunidade Cachoeirinha, na Ilha Santana
Mudanças passam a valer a partir de abril para ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Por: Bárbara Ribeiro
Foto: Glauber Tiriyó/ Ascom Seed
Audiência pública aconteceu na Ilha de Santana

A Secretaria de Estado de Educação (Seed) reorganizou a oferta do ensino das escolas estaduais Nossa Senhora de Nazaré e Levindo Alves, que atendem a comunidade de Cachoeirinha, na Ilha de Santana. As mudanças foram apresentadas na quinta-feira, 23, em uma audiência pública organizada pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP), que reuniu os pais, responsáveis e funcionários das instituições.

Antes da alteração, as escolas atendiam todas as séries do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Agora, as etapas serão divididas, o que facilitará o planejamento pedagógico. Veja como fica:

  • Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré
    Vai atender alunos do ensino fundamental 1 e a Educação de Jovens e Adultos 1 (EJA)

  • Escola Estadual Levindo Alves
    Ofertará ensino fundamental 2 e a EJA 2 aos estudantes.

A distância entre as unidades de ensino é de 3 minutos de barco. De acordo com a Seed, o remanejamento dos alunos inicia no mês de abril.

"Essa mudança vai nos permitir facilitar o trabalho pedagógico para que o aluno tenha um ambiente pensado para ele, de acordo com a modalidade escolar dele. Também irá otimizar os recursos destinados à cada escola, em busca de melhor atender a comunidade", apontou Sandra Casimiro, secretária de Educação.

A reorganização também impacta no quantitativo de alunos. Na Escola Nossa Senhora de Nazaré, será de 119 pessoas, divididas pelos turnos da manhã e tarde. A demanda da Levindo Alves será de 241 estudantes, para os dois turnos.

A professora Socorro de Martins, acredita que a mudança vai refletir na melhoria da qualidade do ensino. "Eu falo como professora da comunidade há 7 anos. Temos, sim, que olhar para o novo, de portas abertas. A mudança pode melhorar o trabalho com nossos alunos, que é a nossa verdadeira missão aqui", destacou.

Durante a audiência, a Seed informou que se houver necessidade da oferta de ensino infantil - anos iniciais, a Escola Nossa Senhora de Nazaré pode funcionar em regime de gestão compartilhada com a Prefeitura de Santana. O Município vai avaliar a demanda da região.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá