O contato pela primeira vez com a pintura em cerâmica deixou a artesã Maria do Socorro dos Santos Brito, de 62 anos, empolgada em dar continuidade a arte durante uma oficina, realizada nesta sexta-feira, 24, que encerrou a programação da Semana Estadual do Artesão, promovida pelo Governo do Amapá.
"Eu trabalho com bordado em guardanapos, toalhas, confecção de bonecas, e resolvi ampliar meus conhecimentos com a pintura em cerâmica. A meta é ter mais opções de produtos, agregar valor o meu negócio e faturar", acrescentou Maria.
Para decorar vasos, tigelas, pratos, miniaturas de animais e outras peças em cerâmica, os participantes utilizaram tinta branca, que é a base da pintura, bisnaga com cores variadas, PVA, verniz automotivo e pincéis.
A oficina foi ministrada pelo casal de artesãos, Rosicleide Paula da Silva e Ezequiel Lima de Moraes, de Mazagão Novo. A família é tradicional no domínio da arte em cerâmica.
"Ficamos felizes em termos sido convidados para ensinar a arte da pintura na cerâmica. São peças, que depois de prontas, ganham um colorido especial e atraem os olhares dos consumidores", disse a artesã, Rosiclede Paula.
Além da pintura em cerâmica foram realizadas oficinas de biscuit, biojóias, colar de mesa, cestaria e produção de latas decorativas para a Páscoa.
O ciclo com cinco oficinas de artesanto e manualidades realizado na Casa do Artesão, foi coordenado pela Secretaria de Estado Trabalho e Empreendedorismo (Sete).