quinta, 24 de novembro de 2022 - 18:22h - 271
Estado Forte, Povo Seguro: Governo inicia testes de câmeras corporais para a Segurança Pública
Tecnologia será testada com militares do BPRE durante 60 dias. Aumento da legitimidade de ações policiais está entre os benefícios da utilização.
Por: Claudio Morais
Foto: Maksuel Martins/Secom
Câmeras de alta tecnologia acopladas aos uniformes registram em tempo real atendimentos a ocorrências.

O Governo do Amapá iniciou o projeto-piloto para implementação de novo sistema de segurança com câmeras de alta tecnologia acopladas aos uniformes de policiais militares. O processo faz parte da estratégia do Estado para reestruturação e aprimoramento tecnológico da Segurança Pública.

De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Cel. Carlos Souza, o planejamento para utilização para tecnologia - já em utilização em grandes centros urbanos como São Paulo, Tóquio e Nova Iorque -, posiciona o Amapá na vanguarda por assegurar, sobretudo, a legitimidade das ações policiais.

Segundo o gestor, os equipamentos serão testados com militares do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) durante 60 dias e, em seguida, passarão por avaliação técnica de resultados.

“Serão avaliadas as necessidades e características específicas do Amapá. A ideia aqui é levar esta tecnologia a todas as ações vinculadas à Segurança Pública, como as atividades periciais da Polícia Científica; o combate a sinistros do Corpo de Bombeiros; e, inclusive, as operações especializadas da Polícia Civil”, ressaltou o secretário.

 

“Este é um legado que faz parte da consolidação de todas as políticas de fortalecimento da Segurança Pública, que a próxima gestão receberá reestruturada em 2023”, acrescentou Carlos Souza.

O representante da empresa americana Axon, Lucas Almeida, explicou que os equipamentos são projetados especificamente para as atividades de segurança pública e defesa social.

“É um aparato resistente ao calor e à água, durável contra impactos, equipado com GPS e com autonomia de bateria de, no mínimo, 12 horas. São próprias para esse acompanhamento, com a localização dos agentes e as transmissões em tempo real”, detalhou Almeida.

Estado Forte, Povo Seguro

Desde 2015, o Governo do Amapá já investiu cerca de R$ 360 milhões na reestruturação da Segurança Pública do Estado, com entregas de obras, viaturas, equipamentos, armamentos e aparato tecnológico, como drones. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá