Logo Amapá
quarta, 25 de janeiro de 2023 - 13:13h - 317
Zera Fila: busca ativa atenderá pacientes com alta hospitalar que aguardam marcação de cirurgias ortopédicas
Programa prevê iniciar nova etapa após prestar assistência aos pacientes internados no HE e Hcal.
Por: Fabiana Figueiredo
Foto: Gabriel Maciel
Sesa se organizou para realizar o mutirão.

O programa Zera Fila, lançado nesta terça-feira (24) para atender a demanda reprimida de cirurgias ortopédicas da rede pública de saúde do Amapá, também vai prestar assistência a pacientes que não estão internados. São pessoas que chegaram a receber atendimento no Hospital de Emergência (HE) de Macapá, mas tiveram alta médica para aguardar a marcação da cirurgia em casa.

Os procedimentos nestes pacientes devem ser realizados depois de serem atendidos os 140 internados no HE e no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), que devem passar por cirurgias até 29 de fevereiro. Os atendimentos aos demais pacientes que derem entrada no pronto-socorro continuam normalmente.

“Esta será uma terceira fase, atendendo pessoas que tiveram algum trauma e foram para casa. Elas serão chamadas por nós para fazerem cirurgias que não ocorreram há 3 meses, 5 meses, temos até caso de um ano atrás. Essa é uma demanda gigantesca que estamos querendo atender para proporcionar uma melhor assistência a quem procura o HE”, destacou o governador Clécio Luís.

Para que o mutirão pudesse acontecer, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dobrou o quantitativo de material especializado como órteses e próteses, além de realizar o abastecimento do centro cirúrgico com medicação e correlatos, organizar as salas de atendimento e mobilizar equipes multiprofissionais.

Foi consertado um arco cirúrgico - instrumento que ajuda na precisão do procedimento - e foram ativados 20 leitos cirúrgicos.

“O HE recebe 8 pacientes de traumas ortopédicos por dia, em média, vítimas de acidentes de trânsito, de trabalho e doméstico. Foram feitos investimentos para atender a demanda represada e seguir realizando os procedimentos de forma urgente”, citou a secretária Silvana Vedovelli.

Conforme a Sesa, nas próximas semanas mais 3 salas cirúrgicas serão equipadas no Hcal para aumentar a capacidade diária da unidade de saúde. Em outra etapa, o mutirão passará a atender os demais tipos de procedimento, como os vasculares.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá