segunda, 28 de março de 2022 - 12:15h - 3268
Governo do Amapá orienta municípios sobre a vacinação contra a Influenza e Sarampo 2022
Segundo lote de vacinas deve chegar ao Estado na próxima quinta-feira, 31. Campanha inicia na próxima segunda, 4 de abril.
Por: Rafaela Bittencourt
Foto: Arquivo/Secom
Campanha contra o sarampo e influenza inicia no dia 4 de abril em todo o Brasil.

O governo do Estado começou a orientar tecnicamente os municípios para a 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, que este ano vai acontecer em conjunto com a 8ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, em todo o país, no período de 4 de abril a 3 de junho.

O Amapá já recebeu 15 mil doses da vacina contra a Influenza e deve receber mais um lote de imunizantes na próxima quinta-feira, 31, de acordo com o Ministério da Saúde.

O dia D da campanha acontece no dia 30 de abril em todo o país. A distribuição de vacinas começa já nesta semana, de acordo com cronograma de entrega.

Em relação aos grupos prioritários, a campanha contra a influenza deve atender idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e/ou condições clínicas especiais, além de crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

“Como recebemos poucas doses, neste momento devemos atender inicialmente os idosos e à medida que mais vacinas forem entregues, vamos ampliando entre os demais públicos”, explicou a coordenadora da Unidade de Imunobiológicos do Amapá, Angélica Oliveira.

Ao todo, são 250.645 pessoas a serem alcançadas entre os públicos-alvos. A meta é atingir 90% de cobertura vacinal contra a Influenza. Os lotes serão enviados aos estados brasileiros de acordo com cronograma do Ministério da Saúde.

Já para o sarampo, o público-alvo é composto por crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, que somam 69.950 pessoas em todo o Amapá. A meta é imunizar pelo menos 95% desse público com as duas doses. Também será atualizada a situação vacinal de trabalhadores da saúde, que no estado somam 18.538 pessoas.

Na última quinta-feira, 24, coordenadores de vacinação dos 16 municípios do Amapá participaram de reunião técnica para alinhamento das campanhas e orientações.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá