segunda, 30 de novembro de 2020 - 16:49h - 1928
Estudantes da escola Esther Virgolino conquistam o tricampeonato no Torneio Internacional de Robôs
Estudantes ganharam 1° e 2° lugar Cabo de Guerra-Nível 4; 1° e 2° lugar Cabo de Guerra 2x2 - Nível Único; 3º e 4º lugar Sumô 3 kg; e 3º, 4º, 5º, 6º lugar Sumô-Nível 4.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Vandy Ribeiro/Seed
Os estudantes competiram em dez partidas nas categorias sumô, cabo de guerra e cabo de guerra 2x2.

Estudantes que fazem parte do projeto de robótica alternativa da Escola Estadual Esther Virgolino, em Macapá, conquistaram o tricampeonato no Torneio Internacional de Robôs, em inglês, International Tournament of Robots (ITR). O resultado da competição online foi divulgado na noite de domingo, 29, dando aos amapaenses o 1° e 2° lugar para Cabo de Guerra-Nível 4; 1° e 2° lugar para Cabo de Guerra 2x2 - Nível Único; 3º e 4º lugar para Sumô 3 kg; e 3º, 4º, 5º, 6º lugar para Sumô-Nível 4. 

Este ano, o ITR seria em Buenos Aires, na Argentina, entretanto, devido a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, o evento presencial foi cancelado e adaptado para uma versão online. A prova final aconteceu no sábado, 28. 

As equipes Danger e Nebulosa, formada pelos estudantes e egressos Caio Felipe Lemos, Bianca Freitas, Ítalo Pimentel, Luiza Gama, Letícia Barros, Marcos Vinício Neves e Andreyna Cabral, e o professor Elender Keuly, da competiram em dez partidas nas categorias sumô, cabo de guerra e cabo de guerra 2x2. Para evitar aglomeração, a final foi representada por Caio, Ítalo, Bianca e Elender.  

As competições foram padronizadas com arenas e regras predefinidas e as equipes gravavam dois vídeos do robô executando a missão para enviá-los à organização. Depois, após avaliação, os robôs eram classificados em um ranking internacional. 

Para o professor Elender, o resultado é gratificante, pois foi uma competição em formato novo, com muitas regras, e mesmo com o o apagão e a falta de energia, que dificultaram os treinamentos, as equipes conseguiram manter o prêmio do estado e também da Região Norte, pois o Amapá foi o único estado da região a ganhar no ITR. 

Agora, as equipes vão se preparar para a Final Nacional do Torneio Juvenil de Robótica – TJR 2020, que está marcado para o dia 12 de dezembro de 2020, e será online em tempo real. 

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá